sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A melhor banda de todos os tempos da última semana.

A banda da semana é a japonesa Tokyo Jihen (algo como Incidentes em Tóquio), formada em 2003 pela vocalista Ringo Shiina, que deixou a carreira solo para formar o grupo - em movimento contrário ao comum na música. Ringo ("maçã", em português), que também é multi-instrumentista e responsável pelas letras, é uma espécie de popstar cult japonesa e, sobretudo em sua carreira solo, costumava aliar elementos tradicionais da cultura nipônica a suas experimentações sonoras. Como herança dos primórdios musicais da cantora, o som da banda é uma mistura de rock e jazz e, em algumas músicas, apresenta elementos eruditos, de punk rock e da chanson francesa.

Além de todas essas influências, Ringo já flertou também com a música brasileira: regravou o sucesso "Manhã de Carnaval" - uma das músicas que consagrou a bossa nova como gênero musical no exterior.

Sobre as letras... bem, no dia em que eu concretizar meus intentos fáusticos de dominar todas as línguas do mundo, volto aqui falando com mais propriedade sobre esta banda que parece superbacana - como quase tudo o que conheço do Japão.

Do Tokyo Jihen (ou 東京事変), posto aqui o single Osca, de 2007.