terça-feira, 17 de março de 2009

Direção de atores com Larry Silverberg na FAAP

(A quem tiver grana e inglês na veia.)

Divulgação
Larry Silverberg, professor de arte dramática, autor e diretor americano, que ministra oficinas de direção de atores nos Estados Unidos e em outros países, estará em São Paulo, no período de 13 a 18 de abril de 2009, realizando palestra, oficina para alunos e master class para atores e diretores na FAAP, com introdução ao processo Meisner na direção de atores.

Silverberg, que foi aluno de Stanford Meisner, integrando a Neighborhood Playhouse of the Theatre (escola e teatro dirigidos por Meisner em Nova York), escreveu a coleção The Meisner Approach, publicada pela Smith and Kraus Inc.

O processo Meisner na direção de atores desmistifica as necessidades emocionais da interpretação, guiando o ator por meio de uma nova direção, que se propõe a aprofundar os instrumentos emocionais de uma maneira mais saudável e efetiva. Dessa maneira, os atores têm um novo insight sobre suas emoções, percebendo as armadilhas de se deixarem guiar apenas pelo emocional no palco. O resultado dessa aprendizagem dramática dá ao ator maior criatividade na interpretação.

Stanford Meisner (1905-1997), diretor, ator e professor de Arte Dramática foi um dos fundadores do Grupo dos Quatro, que teve expressiva atuação nos meios teatral e cinematográfico dos Estados Unidos na década dos anos 1940, sob a inspiração de Stanislavski. Foram alunos de Stanford Meisner, entre outros, Sydney Pollack, Gregory Peck, David Mamet, Robert Duvall, Diane Keaton, Grace Kelly e John Voight.

Na FAAP – Larry Silverberg fará uma palestra no dia 13 de abril de 2009, às 20 h, aberta ao público em geral, porém com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail facom@faap.br . De 13 a 15 de abril de 2009, das 10 h às 17 h, será realizada oficina para alunos, também com vagas limitadas. Os interessados devem possuir inglês fluente e fazer as inscrições pelo e-mail facom@faap.br

De 16 a 18 de abril de 2009, das 10 h às 17 h, será realizada master class para atores e diretores. As vagas são limitadas, há requisito de inglês fluente e custo de R$ 1.000,00. As inscrições devem ser feitas no Teatro FAAP. Mais informações podem ser obtidas no site http://facom.faap.br/meisner/

Fonte: Jornal da Mostra