sexta-feira, 24 de julho de 2009

A melhor banda de todos os tempos da última semana.

Cake é uma banda californiana criada em 1991. Formada, atualmente, por John McCrea (vocal, violão, órgão e vibraslap), Vince DiFiore (trompete, percussão, teclados), Xan McCurdy (guitarra), Paul Baldi (bateria) e Gabriel Nelson (baixo), não tem um gênero definido, e o próprio McCrea classifica a banda (uma mistura de rock, hip-hop, jazz e eletrônica) de outsider. As letras são cheias de humor ácido, e ganham um sarcasmo extra com o vocal de McCrea, que canta, muitas vezes, de forma debochada e abusando do estilo rapper.

O site do Cake vale a visita: o texto atual de abertura é a informação de que 36 milhões de americanos sem plano de saúde devem pagar adiantado para ser tratados em um hospital. Navegando pelos links internos, dá pra acessar também o road journal da banda, que mostra a visão bastante crítica (mas também bem-humorada, às vezes beirando o nonsense) do Cake sobre os lugares pelos quais passam.

Da banda, deixo a música "The Distance", do álbum Fashion Nugget (1996). A música, do ex-guitarrista Greg Brown, é baseada no anime The Running Man, que fala sobre um piloto que perde o senso de realidade e continua correndo insanamente por um circuito cheio de curvas mortais mesmo após o fim da corrida. A melhor música da banda, uma das melhores de todos os tempos.

No trophy, no flowers, no flashbulbs, no line
He's haunted by something he cannot define